Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Rede de Bibliotecas Associadas da Comissão Nacional da Unesco


Comissão Nacional da UNESCO

Esta rede de bibliotecas é promovida ​pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e integra também as bibliotecas anteriormente associadas à Rede UNESCO, projeto internacional implementado em 1985 e atualmente extinto, dando-lhe continuidade.

CNU

 

O seu objetivo é o de aproximar e apoiar as bibliotecas para que, junto das suas comunidades em cada Estado Membro, promovam o diálogo entre culturas, o conhecimento de culturas minoritárias, aumentem a atenção para assuntos internacionais e divulguem a informação sobre as publicações da própria UNESCO.

Até agora, fazem parte da Rede de Bibliotecas Associadas, 29 bibliotecas públicas:

Beja, Guimarães, Alcochete, Porto, Torres Novas, Olhão, Sines, Figueiró dos Vinhos, Fundão, Batalha, Loulé, Póvoa do Varzim, Montalegre, Silves, Espinho, Angra do Heroísmo, Santarém, Sever do Vouga, Oliveira do Hospital, AzambujaVila do Conde, Maia, Penafiel, Oliveira de Azeméis, Ferreira do Zêzere, Ferreira do Alentejo, Ourique, Aljustrel e Serpa.

Em processo de apreciação encontram-se as candidaturas das bibliotecas de Mértola, Castro Verde e Montemor-o-Velho.

PROCESSO DE ADESÃO

É desejável que as bibliotecas disponham de instalações que respondam adequadamente às atuais exigências de funcionalidade e que estejam bem enraizadas na comunidade em que se inserem.

As atividades a desenvolver no âmbito da Rede são as que já são oferecidas na programação regular das bibliotecas municipais da RNBP. Há no entanto dois grupos de atividades consideradas mais indicadas no âmbito desta rede e que são, por um lado, a atividade expositiva – sejam exposições bibliográficas, de cartazes, fotografias ou outras – e por outro, a promoção de palestras, colóquios ou debates sobre as diferentes áreas de trabalho da UNESCO/CNU. Podem ainda ser dinamizados outros formatos, como eventos literários diversos, onde se incluem a leitura de poesia ou encontros com autores.

Logotipo Comissao Nacional da UNESCO.jpg

Deverá ser preechido o formulário de candidatura que a CNU remeterá ao competente setor da UNESCO. Será entregue o Certificado às bibliotecas selecionadas.

certificado.jpg

 Formulário para candidatura e obtenção de certificado

 

 

   

 23-11-2017 RD


   
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 10-12-2017