Executar Procura
Como incentivar nas crianças o gosto pela leitura 
 

Objectivos

Pretende-se, com esta acção, incentivar nos jovens estudantes o prazer da leitura, demonstrando, junto dos participantes, a existência de múltiplas estratégias de motivação para a leitura. Para isso, inferir-se-á da importância suprema do papel dos pais e da escola para a formação de leitores. Alertar-se-á para o papel das bibliotecas escolares e públicas no esforço de melhoramento dos índices de literacia e de leitura.

 

Programa e metodologia

 

Ficha da acção

Concepção e realização: José Manuel Cruchinho

Público-alvo: animadores sócio-culturais; bibliotecários; educadores de infância; encarregados de educação; professores dos 1º e 2º ciclo.

Número de participantes: mínimo 15 e máximo 25

Duração: 7 horas

Condições técnicas e materiais: gravador de cassetes áudio com sistema de amplificação de som; retroprojector e ecrã; projector de vídeo; colunas de som para computador; fotocópia dos documentos a fornecer aos participantes.

Encargos para a biblioteca: alimentação, alojamento e transporte.

 

Programa 

 

1.      O gosto pela leitura:

1.1             A leitura na sociedade da informação;

1.2             O processo de leitura;

1.3             A evolução do aluno como leitor.

2.      Como nascem os leitores:

2.1             O papel da escola;

2.2             O papel da família.

3.      Pedagogia da leitura:

3.1             Que obras?

3.2             Como formar leitores;

3.3             Contar histórias:

3.3.1                  Estratégias para a família;

3.3.2                  Estratégias para a pré-escola;

3.3.3                  Estratégias para os 1º e 2º Ciclos;

3.3.4                  Estratégias para as bibliotecas públicas e escolares.

3.4             Programar/ planificar a aula para a leitura.

3.5             Modificar a escola para a leitura.

4.      Actividades para a leitura:

4.1             Melhorar a rapidez da leitura;

4.2             Para a compreensão da leitura.

5.      Jogos e estratégias para o desenvolvimento da oralidade de uma forma criativa.

5.1             Divulgação de jogos e estratégias (histórias para completar; jogo dramático; fala-nos de...;diálogo com permuta; corta!; etc.)

6.      Estratégias de envolvimento dos jovens na leitura.

6.1             Na família;

6.2             Na escola;

7.      A biblioteca escolar:

7.1             Missão da biblioteca escolar;

7.2             Financiamento, legislação e redes;

7.3              Objectivos da biblioteca escolar. 

 

Metodologia

O formador enunciará métodos práticos de incentivo à leitura dos jovens, através de jogos e estratégias para o desenvolvimento da oralidade de uma forma criativa.

 
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 19-12-2014