Objectivos
Pretende-se, com esta acção, incentivar nos jovens estudantes o prazer da leitura, demonstrando, junto dos participantes, a existência de múltiplas estratégias de motivação para a leitura. Para isso, inferir-se-á da importância suprema do papel dos pais e da escola para a formação de leitores. Alertar-se-á para o papel das bibliotecas escolares e públicas no esforço de melhoramento dos índices de literacia e de leitura.
Programa e metodologia
Ficha da acção
Concepção e realização: José Manuel Cruchinho
Público-alvo: animadores sócio-culturais; bibliotecários; educadores de infância; encarregados de educação; professores dos 1º e 2º ciclo.
Número de participantes: mínimo 15 e máximo 25
Duração: 7 horas
Condições técnicas e materiais: gravador de cassetes áudio com sistema de amplificação de som; retroprojector e ecrã; projector de vídeo; colunas de som para computador; fotocópia dos documentos a fornecer aos participantes.
Encargos para a biblioteca: alimentação, alojamento e transporte. |
Programa
1. O gosto pela leitura:
1.1 A leitura na sociedade da informação;
1.2 O processo de leitura;
1.3 A evolução do aluno como leitor.
2. Como nascem os leitores:
2.1 O papel da escola;
2.2 O papel da família.
3. Pedagogia da leitura:
3.1 Que obras?
3.2 Como formar leitores;
3.3 Contar histórias:
3.3.1 Estratégias para a família;
3.3.2 Estratégias para a pré-escola;
3.3.3 Estratégias para os 1º e 2º Ciclos;
3.3.4 Estratégias para as bibliotecas públicas e escolares.
3.4 Programar/ planificar a aula para a leitura.
3.5 Modificar a escola para a leitura.
4. Actividades para a leitura:
4.1 Melhorar a rapidez da leitura;
4.2 Para a compreensão da leitura.
5. Jogos e estratégias para o desenvolvimento da oralidade de uma forma criativa.
5.1 Divulgação de jogos e estratégias (histórias para completar; jogo dramático; fala-nos de...;diálogo com permuta; corta!; etc.)
6. Estratégias de envolvimento dos jovens na leitura.
6.1 Na família;
6.2 Na escola;
7. A biblioteca escolar:
7.1 Missão da biblioteca escolar;
7.2 Financiamento, legislação e redes;
7.3 Objectivos da biblioteca escolar.
Metodologia
O formador enunciará métodos práticos de incentivo à leitura dos jovens, através de jogos e estratégias para o desenvolvimento da oralidade de uma forma criativa.